Agregar valor ao serviço contábil é uma das melhores formas de aumentar sua carteira de clientes e, em contrapartida, ter maior faturamento.
O valor agregado é a característica extra que um produto ou serviço oferece com a finalidade de gerar maior valor dentro da percepção do consumidor.
Esse termo pode ser o fator determinante entre o sucesso ou o fracasso que uma empresa possui, pois também é responsável por diferenciá-la da concorrência.
Por isso, agregar valor ao serviço contábil é algo fundamental nos dias atuais e, para que você saiba como aplicá-lo no seu escritório, confira o artigo que compartilhamos abaixo!
Diferença entre valor e preço
Antes de tudo, é preciso entender a diferença entre valor e preço. Como contador, é óbvio que você sabe que preço é o valor cobrado pelos seus serviços. É quanto cada cliente paga pelo que contratou.
Já o valor refere-se ao que é entregue ao cliente. Afinal, a prestação de serviços contábeis pode ser bastante semelhante de um escritório para outro, mas o que realmente os diferencia é o valor extra embutido nessa prestação de serviços.
Ao saber entregar um serviço com maior valor para o cliente, você o fideliza. Além disso, ele o indicará para outras pessoas quando alguém perguntar referências sobre um contador.
Leia também::: O que a franquia de contabilidade da Gestão oferece ao jovem empreendedor
Agregue valor ao seu serviço
Para agregar valor ao serviço contábil, é preciso ir além daquilo que você costuma entregar aos seus clientes. Para isso, você deve:
1. Ofereça melhor qualidade aos seus clientes
O primeiro elemento significativo que você precisa garantir se quiser agregar mais valor aos seus serviços contábeis é oferecer melhor qualidade do que seus concorrentes pelo mesmo preço ou diferente a um preço razoável.
Como você pode ver, o valor está diretamente relacionado à qualidade de seus serviços. Então, o que quer que o cliente diga que é a qualidade, é isso. Você precisa encontrar o que seu cliente quer e entregar a ele mais rápido que seus concorrentes.
2. Aumente sua velocidade de entrega
Você pode agregar mais valor se aumentar a velocidade de entrega aos seus clientes, e eles estão dispostos a pagar por isso.
Existe uma correlação positiva direta entre a velocidade e o valor da sua oferta. Quando uma pessoa decide comprar algo de você, ela espera obtê-lo, não hoje, mas ontem. Você precisa se lembrar disso.
E no serviço contábil precisa ser da mesma forma. Sempre que der um prazo aos seus clientes, o cumpra e, se for possível, entregue antes do acordado. Ele valoriza muito isso e certamente gerá maior valor agregado ao serviço contábil.
Uma forma de conseguir isso é usando a tecnologia como aliada. Hoje a contabilidade digital é uma ferramenta fantástica e com o uso de softwares e plataformas, vários processos podem ser agilizados nos escritórios contábeis.
3. Forneça também assessoria contábil aos clientes
Como você provavelmente sabe, sua oferta total é muito mais do que seus serviços. Você pode agregar mais valor à sua oferta total se fornecer consultoria contábil especializada a seus clientes.
Se você deseja agregar valor real, forneça um nível de aconselhamento mais alto, mais valioso e sofisticado do que o oferecido por seus concorrentes.
Ou seja, mais que apenas entregar relatórios contábeis, faça comentários e projeções, tire dúvidas e posicione-se como um aliado do seu cliente. Assim, ele verá em você uma figura que pode confiar e a quem recorrer caso precise tomar decisões em sua empresa.
4. Melhore o atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é essencial quando você deseja agregar valor ao serviço contábil. Muitos escritórios estão usando o atendimento ao cliente como fonte primária de vantagem competitiva em um mercado em rápida mudança.
Um serviço de qualidade é apenas meio caminho andado para encorajar os clientes a fazer negócios com você. Então, como você pode garantir que eles escolherão fazer negócios com você em vez do seu concorrente?
A resposta é simples: com o seu atendimento ao cliente.
Você pode obter alta diferenciação não apenas fornecendo os melhores serviços aos seus clientes, mas também adicionando diferentes níveis de serviço com base no tamanho do cliente, na frequência que ele precisa dos seus serviços ou na quantidade de dinheiro que gastam com seu escritório.
Leia também::: Contabilidade 5.0: como funciona e quais as vantagens?
Agora é hora de agregar valor ao serviço contábil
Como viu, agregar valor ao serviço contábil não requer grandes mudanças físicas no seu escritório, mas sim mudanças no atendimento e na percepção que você passa aos seus clientes.
Como mencionamos, hoje uma das melhores formas de conseguir isso é por meio da tecnologia como aliada. Há softwares e plataformas no mercado que ajudam o contador por meio do uso da Inteligência Artificial.
Eles simplificam processos, realizando tarefas repetitivas e permitindo que o contador tenha mais tempo para se dedicar de forma estratégica ao atendimento aos clientes.
Se você ainda não aderiu à contabilidade digital, saiba que está perdendo um grande terreno para seus concorrentes.
Por fim, esperamos que tenha compreendido como agregar valor ao serviço contábil e, para aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre o tema, confira nosso artigo “Empreendedorismo contábil: veja 6 dicas para prosperar no mercado”.